Em 22 de maio de 2020, a acadêmica Pamela Lilli Amorin Wengrat do curso de Licenciatura em Arte da UPF - Universidade de Passo Fundo RS, envia e-mail com carta de apresentação da universidade a Paulo, solicitando sua contribuição nos estudos sobre a produção de artistas rio-grandenses e, em 27 de outubro de 2020, apresenta o material didático elaborado com base nestes estudos.
Em 22 de maio de 2020 Paulo recebe de Pamela o seguinte e-mail: “Prezado Paulo Gobo, Me chamo Pamela Wengrat e sou acadêmica do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade de Passo Fundo. Estou desenvolvendo um trabalho de pesquisa a qual aborda a produção de artistas rio-grandenses, e por admirar seu trabalho gostaria de escrever a respeito deste. Apreciaria poder contar com sua contribuição com algumas informações para que seja possível desenvolver o estudo. Em anexo envio a carta de apresentação da disciplina na qual o estudo estará melhor especificado.
Aguardo seu retorno. Atenciosamente”.
Emocionado por tornar-se objeto de estudo também na Universidade, o artista responde com prontidão ao pedido e nos meses seguintes abastece de informações a dedicada acadêmica.
Em 27 de outubro de 2000, Pamela envia a Paulo o material didático elaborado a partir de esforços coletivos nos trabalhos de pesquisa e sistematização realizados. Os trabalhos foram realizados por nove acadêmicos do curso de Licenciatura em Arte, sendo que cada um pesquisou um artista e o material didático enviado apresenta cada uma e cada um destes. No caso, Paulo Gobo por Pamela Wengrat.