De uma provocação feita, em fevereiro de 2019, por Paulo Gobo a um membro da diretoria do Clube Ijuí, surge em janeiro de 2020 um convite para o mesmo participar da formação de um grupo de artistas visuais em Ijuí. Devido à crise do Corona vírus, apenas em meados de 2021 este grupo volta à ativa e, em 22 de outubro, funda a AAVI - Associação de Artistas Visuais de Ijuí e inaugura sua primeira exposição coletiva de arte.
Por ocasião de uma festa de casamento ocorrida em 08 de fevereiro de 2019 em Ijuí, Paulo Gobo encontra Gessy Trombetta Balin e a provoca sugerindo a cedência das dependências do Clube Ijuí para exposições de arte. Não obstante a isso, em janeiro de 2020, o artista é convidado e topa participar da formação de um grupo de artistas visuais em Ijuí, no afã de juntos conquistarem espaços para sua arte no município e região.
Devido à crise do Corona vírus, apenas em meados de 2021 este grupo volta à ativa e, em 22 de outubro funda, numa Assembleia Constituinte ocorrida no Clube Ijuí, a AAVI - Associação de Artistas Visuais de Ijuí, na qual o então sócio fundador Paulo Gobo assume o cargo de Primeiro Secretário.
Na ocasião a AAVI também inaugura sua 1ª Mostra Coletiva de Artes Visuais ocupando, com uma obra por artista associado, dentre elas, Modelo (da série “Pessoas Trabalhando” de Paulo Gobo), o corredor e salas do mesmo clube que a adota. Esta mostra estende-se até o dia 30 de novembro de 2021.