Com a apresentação de um planejamento impecável de sete aulas consecutivas da Professora Cláudia Possebon, Paulo Gobo aceita participar do planejado, levando aos terceiros anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa de Ijuí, os dez óleos já acabados da sua série temática Éden e, na chuvosa tarde de 27 de maio de 2024, acontece no salão de atos da escola o Encontro com o Artista.
Conforme o planejamento apresentado por Cláudia, as turmas estariam trabalhando as Memórias de Emília, de Monteiro Lobato, e todas as áreas do conhecimento teriam estas “memórias” por subsídio ao aprendizado dos conteúdos o que a inspirou a convidar o artista e colega Paulo Gobo, para abordar o planejado também em Arte:
“Aula 05 - Arte: Memória e Escola
- Visita do artista ijuiense Paulo Gobo. Apresentação das suas obras sobre o Patrimônio Cultural Ijuiense e explanação sobre o ser artista. Atividade de escuta, contemplação e prática no pátio para observação do Patrimônio material do Município: a arquitetura da Escola Ruizinho nos seus 130 anos.
- Tempo para registro sobre as sensações e o aprendizado no dia de hoje.
Disciplina: Arte
Afazeres:
- Reserva do espaço
- Acolhida ao artista e momento de escuta
- Espaço para exposição das obras”
Numa adaptação do planejado, em decorrência da intempérie climática e do recente luto pela perda da mãe da professora, colega e ora ausente Cláudia, acontece, no salão de atos do Ruizinho, o encontro entre artista, professoras e as turmas dos terceiros anos do ensino fundamental da escola.
É montada a exposição dos dez óleos da série Éden e preparada a recepção das crianças que ouvem atentamente a abordagem de Paulo, suas histórias e reflexões que fazem lembrar também as Memórias de Emília e, posteriormente, visitam a exposição, atentando-se para os detalhes de cada óleo, para então dialogarem com o artista.
Momento igualmente inesquecível e repleto de carinho das crianças pela proposta, pela arte, pela escola, pelo artista e vice-versa.