Há cinco anos o SESC Ijuí exibiu a primeira parte da série Pessoas Trabalhando, em óleos sobre tela, do artista visual ijuiense Paulo Gobo. Agora chegou o momento de apresentar a segunda e última parte desta série que já tem 13 exposições e mais de 18 mil Km de andados em viagens pelos estados do sul do país.
Convidado a expor em homenagem ao Dia da Mulher, Paulo Gobo aceita o desafio de mostrar parte feminina de sua série temática “Pessoas Trabalhando”. Com curadoria de mãe e filha anfitriãs, foram selecionados dezesseis óleos sobre tela da série para compor a exposição Mulheres. Dentre os óleos escolhidos, “Somos todos Sísifo?”, cujo título contém mesmo uma interrogação, é a tentativa do artista de homenagear toda pessoa que trabalha.
Convidado a participar de exposição coletiva em comemoração ao Jubileu de Ouro da Diocese de Cruz Alta, Paulo Gobo acena positivamente com a possibilidade de mostrar sua mais recente produção. Com dez óleos sobre tela da série “Éden” concluídos e emoldurados em 2020, o artista oportuniza a observadoras e observadores, a pertença ao jardim que Ele criou, já que as imagens nos remetem a paisagens bem nossas.
Numa ação conjunta entre o Instituto Trocando Ideia, a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e o Ministério do Turismo e com recursos da Lei Aldir Blanc, realiza-se o prêmio “Trajetórias Culturais”, que premia artistas e agentes culturais via Edital de Premiação. No início de 2021, Paulo Gobo responde ao Edital de Premiação e é contemplado com o prêmio “Trajetórias Culturais Mestra Griô Sirley Amaro”.
Com recursos da Lei Aldir Blanc, a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul premia artistas e agentes culturais, via Edital “Ações Culturais das Comunidades”. No início de 2021, Paulo Gobo responde ao Edital da Central Única das Favelas - CUFA RS e é contemplado com o Prêmio “Agentes Culturais”.