Em 30 de setembro, Paulo Gobo é convidado pela Professora Rosa Maria Paulat, para um Encontro Com o Artista, na escola Ijuizinho. Uma vez aceito o convite, a professora informa que os seus sétimos anos estudaram via website biografia e obra do artista e produziram releituras a lápis de cor sobre papel, além do que, solicita a presença também de algumas obras originais na manhã de 29 de outubro de 2024.
Este encontro acontece com uma turma de cada vez e em cada intervenção o artista apresenta-se, conta sobre sua vida, sua técnica, suas temáticas etc. e mostra os óleos: Chimarrão, da série Roda de Chimarrão; Agricultora e Bailarino, da série Pessoas Trabalhando e Sol, Lua e Fauna, da série Éden. Amostragem esta, que representa os óleos mais relidos por aquelas turmas.
Como resultado, é publicado na rede social da escola, o que segue:
“Componente curricular: Arte
Professora: Rosa Maria Paulat
Turmas: 7° anos
Alunos conhecendo as obras e o artista: O objetivo deste trabalho foi proporcionar aos alunos uma experiência de apreciação, interpretação e recriação das obras do artista gaúcho Paulo Gobo, natural de Ijuí, destacando sua relevância para a arte brasileira.
Através da observação cuidadosa de suas pinturas, seguida de uma roda de conversa, os alunos puderam compartilhar suas percepções e aprofundar seu entendimento sobre as técnicas, cores e temáticas presentes nas obras do artista.
Posteriormente, foi realizada uma atividade de releitura, na qual, cada aluno recriou uma das obras utilizando lápis de cor sobre papel, incentivando a expressão pessoal e a exploração dos elementos artísticos de forma prática e significativa.
O fechamento da atividade contou com a visita especial do próprio Paulo Gobo às salas de aula, nas quais ele pôde observar as releituras realizadas pelos alunos e se dispôs a participar de uma roda de conversa com eles. Esta troca direta com o artista proporcionou um momento enriquecedor de aprendizado e inspiração, permitindo que os alunos compreendessem mais a fundo o processo criativo e a visão de mundo do artista, além de valorizar e estimular suas produções artísticas.”