Logo no início do ano 2000 a FCI - Fundação Cultural de Ijuí consulta o coletivo de artistas plásticos do município sobre expor no espaço da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí e, uma vez manifestado o interesse do mesmo, promove a coletiva da arte ijuiense que lá acontece de 01 de junho a 31 de julho deste mesmo ano.
Nesta oportunidade Paulo Gobo exibe sua CRÔNICA - uma provocação do mesmo sobre a conquista do espaço pelo homem, que depois de enviar tantos seres vivos para, dentre outras coisas, fazer suas necessidades fisiológicas no espaço, quer dizer que há água na lua. Seria mesmo “água na lua?”, brinca o artista.
Trata-se de quatro pequenos óleos sobre telas cujos quadros suspensos no ar reportam à ocupação do espaço e os nomes de cada um ajudam a explicitar a CRÔNICA propriamente dita: 01/11/57 - Kudryavka, um terrestre no espaço; 12/04/61 - Iúri Alekseyevitch Gagárim, “A terra é azul.”; 20/7/69 - Neil A. Armstrong, “Um pequeno passo para um homem, um gigantesco salto para a humanidade.” e 11/12/96 - Veja, água na lua?