Início: 11/07/2019
Término: 29/11/2019
Cidade: Porto Alegre RS

Notícia

Em julho de 2019, a convite da Professora Marli Marlene Ott, responsável pelo AEE da Escola São Geraldo de Ijuí, Paulo Gobo desenvolve uma Oficina de Desenho e Pintura com estudantes da Sala de Recursos Multifuncinal, que gera o projeto “Olhares Diversos Sobre o Mesmo Objeto” que, por sua vez, leva a Escola à 4ª Mostra Pedagógica Paulo Freire em Porto Alegre RS.

Em 08 de julho de 2019 a Professora Marli Marlene Ott, responsável pelo AEE - Atendimento Educacional Especializado da Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo de Ijuí, convida Paulo Gobo para uma Oficina de Desenho e Pintura que acontece três dias depois no pátio da Escola. O processo criativo e o resultado desta atividade são expostos em 25 de setembro na Praça da República de Ijuí e gera o projeto “Olhares Diversos Sobre o Mesmo Objeto” que, por sua vez, leva a Escola à 4ª Mostra Pedagógica Paulo Freire em Porto Alegre RS, em 29 de novembro deste mesmo ano.

A Oficina de Desenho e Pintura desenvolvida com estudantes da Sala de Recursos Multifuncional por Paulo Gobo, foca no processo porque passa o artista que habita cada uma e cada um de nós quando quer aguçar sua sensibilidade visual, auditiva, motora e interpretativa, ao ponto de registrar em desenho e posteriormente na pintura a óleo sobre tela, o que viu, ouviu, percebeu e interpretou.

O processo de aprendizagem é realizado a partir do desenho de forma a sondar os participantes acerca de suas interpretações, seus conhecimentos sobre a matéria e posteriormente introduzir técnicas de desenho como luz e sombra visando o volume aos objetos visualizados e perspectiva visando a compreensão das distâncias entre dois ou mais pontos.

Na pintura é desenvolvida a técnica óleo sobre tela, para tanto, monta-se um cenário no meio do ambiente com disposição circular dos participantes, o que permite olhares diversos sobre o mesmo objeto (o cenário). A pintura acontece do fundo para fora, isto é, cada participante precisa perceber, no cenário montado, o que está ao fundo, quais objetos estão atrás, no meio e à frente e, necessariamente nesta mesma ordem, representá-los em tela.

Durante o processo utiliza-se a borracha apenas como forma de desenho, pois, não existe “erro” na arte, já que cada uma e cada um tem seu traçado, seu tempo, seu espaço, sua subjetividade que precisam ser respeitados. Já, na pintura, embora o processo seja apresentado com antecedência, cada participante desenvolve seu trabalho livremente enquanto Paulo busca qualificá-los, atendendo-os individualmente.

x

Fale com o Artista

Olá, estou a sua disposição! Vamos falar?