“Eu vou falar. Paulo Gobo, eu vou falar uma coisa pra você. Você pode ...mandar uma mensagem pra a minha escola? ...Tchau! Beijo!” Com estas palavras transcritas de um áudio que passa pelos ouvidos e enche a alma do artista de emoções, inicia-se em 28 de novembro de 2022, um trabalho com a turma Lobo-Guará, regida pela professora Graziane da Escola Municipal de Educação Infantil Henfil, de Belo Horizonte MG.
Em 28 de novembro, depois de receber aquele áudio de Giovana, enviado por sua mãe, Paulo recebe um recado da professora Graziane da Escola Henfil, visando marcar um encontro virtual da turma Lobo-Guará com o artista. Em resposta, na mesma rede social, o artista marca com a professora, a turma e a coordenadora pedagógica Jana, este encontro para as 08 horas do dia 06 de dezembro de 2022.
De sua casa em Ijuí para a Escola Henfil de Belo Horizonte, Paulo Gobo conecta-se virtualmente com a turma Lobo-Guará, na data e hora marcadas e, num diálogo carinhoso e descontraído com crianças de três a quatro anos de idade, mostra um pouco de seu acervo particular em seu ateliê, ao tempo em que aprecia as releituras de suas obras, produzidas por elas, que fizeram questão de mostrar uma a uma cada releitura ao artista, deixando também suas impressões sobre o realizado.
Momento mágico que, dada a emoção de Paulo, este acredita ter sido inesquecível para a memória afetiva daquelas crianças. E segue-se a formação de pessoas capazes de apreciar e produzir arte.