Tentando firmar-se no propósito de “pintar o mundo por seus olhos”, Paulo Gobo cura, dentre sua pequena produção de treze óleos sobre tela até março de 1998, sete deles para a mostra
Fotografias
e começa a provocar o público tentando atingir seu principal objetivo, de rever conceitos exigindo um posicionamento de seus observadores sem que estes se curvem à costumeira indiferença.
Estas “provocações” se dão tanto pela temática abordada em cada tela, quanto pelos complementos com que são instaladas. E os complementos, por sua vez, ora ajudam na compreensão do trabalho, ora exigem o (re)pensar esta sua compreensão, daí o incômodo.
Cinco dos óleos desta coletânea são inspirados em registros fotográficos de autoria do artista, um em fotografia onde o mesmo aparece e outro em fotocópia do documento de identidade de um dos diretores da Yázigi International School de Ijuí, onde a mesma é inaugurada.
Nesta mostra individual, Paulo expõe O antúrio, Doce prisão, Democracia brasileira, Camisa com C de Caetana, As meninas em volta da fogueira – alusão à obra de Martinho da Vila, “Você faz maravilhas com Leite Moça” e “Touch me please”.
Destes, cinco são instalados com complementos e o último com tinta fresca no afã de que visitantes o tocassem deixando nele suas impressões digitais e, posteriormente, representassem no acervo da escola o público que prestigiou a mostra, já que este óleo à mesma pertence em cumprimento de acordo pela cedência do espaço físico para a exposição.